O TOQ Cidades é um acelerador da Transformação Digital na gestão pública dos municípios, pois promove o engajamento da administração em seus diversos departamentos, secretarias e a população, oferecendo um conjunto de funcionalidades e indicadores que facilitam a tomada de decisão, melhorando a prestação de serviços ao cidadão e direcionando ações de investimento de maneira sustentável.
A otimização da Gestão do Territorial é essencial para um município se tornar mais inteligente. Integrar dados distribuídos em diversos sistemas e transformar em informações de fácil acesso e intuitivo para diversos tipos de usuários com instrumentos de planejamento simplifica o processo de tomada de decisão. Assim é a orientação que o TOQ Cidades proporciona ao município para o futuro, desbloqueando todo o potencial dos dados através de consolidação e visualização de dados por meio de uma ferramenta GIS.
O TOQ Cidades é uma solução voltada para o público envolvido na estratégia do município (Prefeito, Vice-prefeito, Secretários, Diretores, Coordenadores). Consolida as informações gerenciais e estratégicas garimpadas nos sistemas legados (Multifinalitário, Planta Genérica de Valores, Saúde, Educação, Esporte, Segurança, Planejamento e Orçamento, Transporte, Compras, Patrimônio, Recursos Humanos, Assistência Social, etc.) e apresenta todas de forma simples, facilitando e embasando a tomada de decisões. Sempre que possível atrelando a informação geográfica com dados tabulares afim de produzir novas visões em mapas, gráficos e infográficos.
Para o público em geral, o TOQ Cidades possibilita transparência quanto a divulgação de informações definidas pela prefeitura para a sociedade como um todo.
Benefícios da Plataforma para Gestão Municipal
- Eficiência administrativa;
- Agilidade na tomada de decisão;
- Transparência com órgãos de controle e sociedade como um todo;
- O prefeito acompanha o andamento da sua gestão em tempo real, através da painéis gerenciais;
- Sintonia entre município e cidadão;
- Cidade com visibilidade para atrair novos empresários e investidores;
- O gestor pode contar com informações na palma da mão para decidir onde e quando investir;
- Satisfação do cidadão com sua participação na gestão pública;
- Gestores com maior capacidade de reação aos problemas;
- Informação geográfica integrada com diversas bases de dados, transformando uma cidade digital, e refletindo a realidade;
- Ferramenta de apoio aos gestores para pleitear recursos junto ao governo;
- Economia de recursos financeiros;
- Fortalecimento da economia local;
- Modernização da gestão que influencia na captação de investidores para atrais novas empresas e geração de novas de emprego local.
Características da Plataforma TOQ Cidades
- 100% web, utilizando as mais modernas tecnologias;
- Interface que se adapta as diversas resoluções de tela (smartphones, tablets, desktops, smartTVs e telas de apresentação, sala de situação);
- Tecnologia touchscreen;
- Velocidade na apresentação de indicadores;
- Interface intuitiva para todo público;
- Exporte os dados para diversos formatos;
- Acesso a informação a qualquer momento e lugar com acesso a internet;
- Diagnóstico da realidade através de mapas, gráficos, tabelas e infográficos;
- Integra tecnologia, dados alfanuméricos e geográfica, unindo o cidadão à gestão municipal;
- Integração das secretarias utilizando a geografia, otimizando fluxos de trabalho;
- Análise espacial das ações e seus efeitos sobre o município;
- Produto nacional;
- Pode ser contratado como serviço a partir da disponibilização de acesso por tempo determinado, em nuvem; ou
Licenciamento perpétuo da Plataforma.
O TOQ Cidades é disponibilizado no ato da contratação o acesso a indicadores interativos em formato de mapas temáticos, gráficos e infográficos do município, com dados de fontes oficiais. Proporcionando de imediato a modernização da gestão municipal e ampliando possibilidades de estratégias e o acesso a informação ao público em geral. São disponibilizados:
- Mapas e gráficos referente a Arrecadação municipal de Impostos com dados disponibilizados pelo Ministério da Fazenda.
- Indicadores com dados socioeconômicos do IBGE, dos três Censos Demográficos (1991, 2000 e 2010), chegando a setor censitário com mapas temáticos e de intensidade, e gráficos.
- Gráfico de Estimativa da População, com dados do IBGE;
- Infográfico situacional do município com base em dados socioeconômicos do IBGE;
- Mapas temáticos do Cadastro Ambiental Rural (CAR).